quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Pachenki, oito anos depois

CASCAVEL - A Fórmula Truck confirmou há pouco, via assessoria de imprensa – e a assessoria deles é um colosso!... –, a estreia de Diogo Pachenki na categoria. Piloto aqui de Cascavel, Diogo tem 29 anos e, de 2002 a 2012, esteve envolvido com as várias categorias da Stock Car, inclusive a principal.

Acompanho a carreira do Diogo desde o início, em 1993. Nas segundas-feiras pós corridas do Paranaense de Kart ou da Fórmula Pakalolo, os telefonemas do Jairo, pai dele, lá para a redação do jornal eram praticamente sagrados. “O Diogo ganhou ontem”, era como invariavelmente o JP abria a conversa, quase sem gaguejar. Em tempos pré-internet, era uma contribuição e tanto, com a qual eu podia contar mesmo nas etapas – parcas, é verdade – que Diogo não ganhava.

Um repórter de luxo, por assim dizer.

Foi uma carreira bem sucedida, a do Diogo. Colecionou títulos no kart e no automobilismo. Só o que demorou foi a estreia na Truck. Demorou exatamente oito anos. Explico.

Em 2004, Diogo teve uma campanha arrebatadora na Stock Car V8 Light. Disputou 17 das 18 corridas e ganhou oito. Foi campeão com certa sobra. Apresentado por amigos em comum a Aurélio Félix – quase certeza que foi o Orlei Silva quem fez esse meio-de-campo –, ouviu de Aurélio a proposta dos sonhos de qualquer piloto profissional. Vem correr pra mim na Truck, foi o que ouviu.

Um convite não tão irrecusável quanto parece. Diogo, repito, havia acabado de se tornar campeão da Stock Light pela PowerTech, equipe pertencente à empresa para a qual trabalhava desde a adolescência. Alexandre Abreu, o proprietário, viabilizara-lhe a temporada do título e preparava um carro para sua estreia na categoria principal da Stock Car, em 2005. Havia uma dívida de gratidão a ser quitada na pista.

Alexandre, conta hoje o Diogo, foi-lhe um pai no automobilismo. Trabalhou e torceu sempre para que as coisas dessem certo. “Eu não disse não ao Aurélio. Ele entendeu perfeitamente minha situação. Mas eu sabia que em outro momento, mais cedo ou mais tarde, daria certo a minha vinda para a Fórmula Truck”, falou-me, há pouco.

Hoje deu. Vai ser companheiro de equipe de Paulo Salustiano na ABF Racing Team, equipe que em 2012 conquistou os títulos do Brasileiro e do Sul-Americano com Leandro Totti. A dupla promete bastante.

0 comentários: