sábado, 30 de junho de 2012

A alma do negócio

CASCAVEL - É das peças quem pingam a todo momento na internet, mas essa destoa, acho eu.

E você, sofre de algum desses males? Bucite, qualquerluxo, chaqueta? O Duca, que deve se chamar Eduardo Carlos, tem a solução.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Stock aqui

CASCAVEL - Então que o Carlos Col, promotor da Stock Car, veio vistoriar, ontem, as obras no autódromo. Acompanhado de autoridades e dirigentes daqui, examinou cuidadosamente cada detalhe, deu pitacos no acabamento e até na posição das zebras - recomendou prolongamento de algumas -, nos procedimentos para montagem das barreiras de pneus ao redor da pista, na instalação de guard-rails, na voltagem da rede elétrica, em tudo que lhe foi mostrado. Foi para isso que veio, afinal.

Enfim, pitacos de quem conhece do assunto. Vários deles devem ser atendidos, outros talvez não, não é o que vem ao caso. A vinda do dirigente suscita, claro, a curiosidade de todo mundo por aqui quanto à possibilidade da volta da Stock Car a Cascavel. A Vicar, empresa representada por Col, faz questão de ver a reforma concluída antes de confirmar qualquer coisa nesse sentido. Uma etapa pelas bandas de cá em 2013 é uma probabilidade.











Ontem, indiquei no Facebook o link do post em que comentei a chegada de Col a Cascavel. Lá, citei o seguinte: "‎Ingo Hoffmann e Angelo Giombelli sustentam, há 21 anos, a condição de últimos vencedores de uma corrida de Stock Car no autódromo de Cascavel. Mas essa, hã, estatística pode mudar. Pode? Pode." O próprio Ingo tirou uma casquinha, reproduzo a história aí abaixo - se a leitura estiver difícil, clique na imagem que ela amplia.

Que será que o Ingo quer dizer com "se não for neste ano ainda"?

Mais do Velo Città

CASCAVEL - Chegou hoje cedo a confirmação de que a rapaziada da equipe Motores Velozes já havia disponibilizado o clipe produzido na etapa do Velo Città do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil.


O clipe da Motores Velozes é daquelas coisas que o pessoal da categoria fica aguardando depois de cada etapa. Já tinha sido assim, neste ano, com o do Estoril, o do Algarve e o de Interlagos.

A próxima etapa, daqui a exatamente um mês, vai acontecer em Interlagos, numa programação conjunta com a da Driving School promovida pelo Porsche Club Brasil.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Pintando o sete






CASCAVEL - Dão um ruim, como diria uma antiga conhecida, as imagens produzidas pela artista plástica novaiorquina Laurie Lipton, que trazem semiótica pura - aliás, há no site Obvious um artigo sobre o trabalho dela, escrito pela Mariana Dias, foi publicado horas atrás.

Tem muito mais disso no site da Laurie. A indicação foi dada lá no Facebook pela Jacqueline Della Barba.

Na pauta do "Supermotor"


CASCAVEL - O autódromo de Cascavel foi assunto ontem no "Supermotor", do Bandsports. Eduardo Homem de Mello, César Barros e Celso Miranda usaram alguns minutos do programa para destacar o trabalho que se faz pelas bandas de cá.

Quem postou o vídeo foi o inodoro Fábio Vianna. Que, para isso, filmou a tela da televisão com um celular.

Col aqui

CASCAVEL - Agenda revista para a quinta-feira, apesar do acúmulo de papel precisando de algum tratamento sobre a mesa do escritório.

Carlos Col, diretor da Vicar Promoções, empresa responsável pela Copa Caixa Stock Car, desembarca às dez pras três da tarde no aeroporto de Cascavel e, de lá, segue direto para o autódromo, onde fará uma vistoria informal às obras de reforma.

Em sua última aparição por aqui, quase cinco meses atrás, Col disse que fazer um trabalho bom custaria o mesmo que fazer um trabalho ruim, numa alusão a todos os passos que viriam - e vieram - na restruturação do autódromo.

Se concluir que o trabalho feito foi bom, Col poderá tomar, talvez até anunciar, decisões que vão deixar os automobilistas das bandas de cá em polvorosa.

Nunca é demais lembrar que a última corrida da Stock Car no autódromo de Cascavel aconteceu em 1991.

ATUALIZANDO EM 28 DE JUNHO, ÀS 14h06:
O inoxidável Milton Alves, vasculhando seus alfarrábios, garimpa uma precisão maior ao meu pitaco. A última corrida da Stock Car no autódromo de Cascavel, no dia 1º de setembro, foi vencida pela dupla Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli. Ângelo, piloto daqui, também conquistou a pole e cravou a volta mais rápida, segundo o Miltão.

Sangue frio


CASCAVEL - Como empate não é vitória, o corintiano Ingmar Biberg indicou no Twitter instantes depois do apito final na Bombonera, já que não havia nada a comemorar, esse vídeo que mostra que piloto de corridas precisa ter sangue frio acima de tudo.

Foi um lance visto por poucos duranta a etapa do Caterham Tracksport Championship, a categoria dos carrinhos como aquele que eu vi saindo do Estoril.

Alguém sabe quem é o piloto sangue frio?

quarta-feira, 27 de junho de 2012

É, vai dar tempo

CASCAVEL - Aí está, ao fim da antiga reta de largada, a entrada para a nova área de boxes do autódromo de Cascavel, onde não preciso dizer que o trabalho nas obras de reforma seguem em ritmo diuturno e frenético.

A camada asfáltica final será aplicada a partir da semana que vem. Por enquanto vai ganhando retoques definitivos o trecho concretado de 220 metros da nova reta dos boxes, propício às disputas de arrancadas - tal qual já existe no autódromo de Curitiba. A CATVE veiculou ontem mais uma matéria mostrando o estágio atual das obras no local.

Aí abaixo, detalhe do alargamento da pista na curva da "Aguinha", nome que tem leitura difícil pela extinção do trema, e a estrutura dos 17 boxes já erguidos - serão 27 no total.

Sinhá Emília

CASCAVEL - Há algumas coisas na escola do Luc Jr. que eu não entendo, talvez nem deva tentar. A definição dos pares da criançada para a dança da festa junina, por exemplo.

De qualquer forma, a Juli e a dona Judith mandaram bem na, hã, concepção da sinhazinha.

terça-feira, 26 de junho de 2012

As formiguinhas

CASCAVEL - Ontem, pela primeira vez - que eu tenha percebido, foi a primeira -, sobrevoei o autódromo de Cascavel. Foi durante a descida do ATR que me trouxe de Campinas.

Lá de cima, não tão de cima assim, pude notar um ritmo frenético de trabalho das formiguinhas (lembram da piadinha?) lá embaixo. Notei que há muito o autódromo não comportava tantos veículos, maioria deles máquinas empregadas no trabalho. Notei, sobretudo, por que as tomadas do Bacião, de uma lógica até então inexplicáveis ao meu parco dote automobilístico, são exatamente do jeito que o Edgar Favarin me ensinou 14 anos atrás.

Agora há pouco, o Osires Júnior indicou um link com imagens feitas hoje cedo no canteiro de obras. Imagens que dizem muito aos dezenas que, durante o fim de semana, me perguntaram a quantas anda o trabalho no autódromo. Ei-las.

Marronzinho

CASCAVEL - Notícia triste compartilhada no Twitter pelo Rodrigo de Rezende. Morreu hoje pela manhã Marronzinho, o campeão do motocross.

João Paulino, esse era o nome de Marronzinho, tinha 29 anos e sofreu um acidente durante um treino na pista de São José, perto de Florianópolis. Tricampeão brasileiro, ele vinha cumprindo uma agenda bastante movimentada - disputava o Brasileiro de Motocross, o Arena Cross e a Superliga Motocross, sempre na categoria principal.

Marronzinho atuava no motocross desde os oito anos, idade em que conquistou o primeiro título, na categoria de 50 cilindradas, segundo informa o currículo em seu perfil no Facebook.

Há menos de um ano, o cross brasileiro perdeu Swian Zanoni, 23 anos, num acidente durante uma competição festiva em Orizânia, no interior mineiro.

Velo Città no canal campeão

CASCAVEL - A etapa do Porsche GT3 Brasil no Velo Città, disputada há dez dias, foi destaque ontem no "Linha de Chegada", do SporTV.

Aos que não tinham visto o material produzido pelo Anselmo Caparica, como eu, a reportagem de quase três minutos e meio está nesse link aqui, que leva ao site do canal campeão.

O maior susto

CASCAVEL - A imagem, todos sabem, é da capotagem de Geraldo Piquet durante a quarta etapa da temporada da Fórmula Truck, há mais de três semanas em Goiânia. Um acidente que muitos definiram como o mais grave da carreira do piloto na categoria, a imagem daqueles instantes de agonia está aqui.

Não foi, segundo o próprio Geraldo. "Esse de Goiânia foi mais hollywoodiano, teve capotagem, fogo, impressionou mais. Mas em Tarumã eu corri muito mais perigo", lembra o piloto da ABF/Mercedes-Benz.

De fato, um toque com Vinicius Ramires na segunda corrida de 2007, no circuito gaúcho, fez com que Geraldo batesse com violência numa mureta à beira da pista. Por questão de centímetros, deixou de atingir o início da tal mureta, que formava - deve formar, ainda - uma perigosíssima quina. "Fiquei parado na pista à mercê de quem vinha, houve um piloto que quase me acertou em cheio, seria horrível", comenta.

Eis a imagem daquela pancada de mais de cinco anos atrás.

Uma pré do Seixas

CASCAVEL - E já que citei o Fábio Seixas no último post - e no exato instante em que escrevo isso o apresentador do "Bem estar" da Globo fala algo sobre pílulas do dia seguinte, que dão nome a uma das séries de posts no blog do Fábio, é uma coincidência incrível -, não custa dar uma canja a ele.

"31 - A Copa no mundo" terá pré-estreia na próxima segunda-feira, em São Paulo. Ainda estou apurando, mas parece que o Seixas mudou a data da efeméride (apostei com um colega que arrumaria um lugar pra enfiar essa palavra horrível; aposta ganha, vê-se) com o único intuito de evitar a minha presença, já que só vou chegar a São Paulo na quarta. Também há quem confirme que a agenda no dia 2 deve-se à pré-disposição não negociável do colega de estar dois dias depois no Pacaembu pra cantar "Timão, ê-ô" com a Fiel. São hipóteses verossímeis, todas essas.

O filme, como já escrevi quase três meses atrás, saiu de uma das viagens mais malucas a que um ser humano já se lançou.

Será que já estão vendendo cópias pirateadas?

Só o fim

CASCAVEL - Não sou exatamente um habituè de salas de cinema. Pelo contrário, a elas dou as caras uma vez na vida, outra na morte. Mas apareço, vez ou outra. Como semana passada, quando a agenda permitiu que eu acompanhasse a patroa e o rebento ao Cine West Side, lá vimos "Madagascar 3", e as aparições daquela zebra dublada pelo Felipe Grinnan me dava nos nervos, porque instantes depois jogariam Corinthians e Santos pela semifinal da Libertadores, e eu temia que fosse um sinal de zica, vai que a zebra da classificação santista aparecesse, mas essa não deu as caras e amanhã o Coringão vai dar outro show em terras e gramas portenhas.

Enfim, vimos e rimos com a animação. Na fila do ingresso, deparando-me com o mesmo cartaz que já havia fotografado e tuitado em janeiro ou fevereiro, perguntei à atendente até quando "O início, o fim e o meio" estaria em cartaz. O filme foi lançado em março, mas chegou tarde por aqui. Lá mesmo, no West Side, já me haviam informado noutra ocasião que foram produzidas poucas cópias e nenhuma havia sido enviada aos cines do Paraná na época do lançamento (perrengue logístico que avaliza as piadinhas do Fábio Seixas, que seria sobrinho do Raul, ou filho, ninguém confirma). Segundo a moça, até a metade da semana que vem, no caso esta, e ela solícita me deu o cartão com o número do telefone de lá, pra eu ligar confirmando.

Ótimo, porque no dia seguinte eu viajaria, viajei, poderia ver na volta o documentário sobre Raul Seixas, do qual tanta gente falou bem.

Cheguei ontem de mais uma jornada paulista e uma das primeiras providências foi telefonar pro West Side. "O início, o fim e o meio" já não estava mais em cartaz. "Foi embora na quinta-feira", informou a moça, não sei se a mesma da semana passada. "Estive aí na quarta e me informaram que iria pelo menos até o meio dessa semana", retruquei, inutilmente. Não foi.

É óbvio que fiquei puto. Tivesse recebido uma informação correta quando por ela pedi e poderia ter visto o documentário na quinta à tarde, antes de embarcar, não sei se era exibido à tarde. Talvez nem isso fosse possível, mas não passaria quatro dias certo de que o filme sobre Raul me aguardava na volta.

É o fim.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

O Américo disse

CASCAVEL - Dia de viagem é uma correria e tanto. No meu caso, pela profusão das indas e vindas atrás das corridas, essas correrias já são rotina. São dias em que algumas coisas têm de ser deixadas de lado, caso do blog - havia coisas a comentar, não sobrou tempo, e não vai ser agora, também, estou de saída.

Um dos assuntos a que eu pretendia aplicar meus pitacos é a vitória do Nelsinho Piquet na Nationwide Series em Elkhart Lake. Não faz mal, o Américo Teixeira Júnior abordou o assunto hoje, em seu "Diário Motorsport". O que ele diz é exatamente o que eu diria.

Não conhecia a expressão "ralar o dito cujo na ostra", usada pelo Américo. E que seria o dito cujo? Seria cu?

domingo, 24 de junho de 2012

Um bom início

CAMPINAS - Falei ontem aqui no blog sobre a associação do automobilístico BMW Team Brasil à motociclística Spiga Racing.

Pois bem, o domingo foi de corridas em Interlagos, e a estreia do BMW Team Brasil como equipe do Elf Superbike não poderia ter sido melhor. Diego Faustino, um de seus pilotos, terminou em segundo, mas foi declarado vencedor depois da punição imposta ao gaúcho Maico Teixeira, primeiro na pista. Maico teve 15 segundos acrescidos a seu tempo total de prova porque abriu vantagem demais sobre os demais antes da relargada, dada a duas voltas do fim da corrida depois da intervenção virtual do safety car para atendimento ao acidentado Danilo Andric.

Maico lidera o campeonato com 59 pontos, contra 58 de Diego.

Fico feliz pelo Spiga e por toda a rapaziada da equipe, todos batalhadores e merecedores de sucesso e de dias melhores.

Bom baiano

CAMPINAS - Aí está, em reprodução da imagem da tevê, o instante em que Luiz Razia deu um bote quase inesperado em James Calado e Fabio Leimer na última volta da corrida de hoje em Valência, para vencer pela terceira vez na GP2. Duas voltas antes da bandeirada final, era o quinto na corrida.

A primeira informação que recebi hoje, quando levantei ao mesmo tempo em que o sol, foi a da vitória de Luiz. Foi uma mensagem postada na internet pelo Lito Cavalcanti - dormi ontem com o laptop ligado na mesinha que improvisei ao lado da cama, durante a corrida da Indy, e ligado permaneceu até hoje cedo. Lito usou um adjetivo só cabível a situações muito especiais, se não foi "incrível" foi algo nessa linha.

Não vi a GP2, claro. Mal passei da vigésima volta da Indy. Mas vi o fim da etapa valenciana há pouco, nesse vídeo aqui, que o Flavio Gomes postou. É ótimo para postar, o Flavio, embora seja péssimo para apostar.

Grande resultado e grande atuação de Luiz Razia. Que está, agora, a um ponto da liderança do campeonato, esses pormenores todos podem ser conferidos lá no site do piloto.

É bom, esse baiano.

Uma promoção animal!

CAMPINAS - Eis que vim encher o saco na casa de um amigo. Que tem gatos. Gosto de gatos. Aí estão a Mel e a Gigi. Tem também o Nick, que sumiu lá pra fora quando fui bater a foto.

A Mel e a Gigi encucaram com a minha mochila. Há alguma coisa ali que aguçou os bichanos, intuí. Publiquei a foto no Twitter agora há pouco, perguntando se alguém faz ideia do que possa ser.

As respostas que chegaram até agora são as mais variadas. Salgadinho de camarão, Whiskas, comida de gato, peixe (o tuiteiro ainda perguntou onde achei peixe, já que todos sumiram na última semana...), bolachas, comida (muito genérico, não valeria se a brincadeira fosse mais criteriosa), um gatinho, um cachorrinho, um rato, cocaína, uma cueca, petiscos de bordo da Gol (essa foi a pior). Ninguém passou perto.

Conforme prometi lá mesmo, no Twitter, vale um boné do Porsche GT3 Cup, já que ainda tenho um em estoque, para o primeiro que acertar o que há na mochila – no momento da foto, meu notebook também estava lá dentro. Não imagino que o conteúdo tenha atraído os gatos, deve ser mera folia deles, mesmo. De qualquer modo, está valendo.

Como pista única, eu trouxe do autódromo de Interlagos o que está aí dentro.

Essa é uma promoção animal, não é?

sábado, 23 de junho de 2012

Cadê?


SÃO PAULO - Parece que só eu não tinha visto esse, ainda. Paródia sensacional do Tchu, tchá, tchá, música cujo nome até hoje não sei.

Dia 15, Brasília

SÃO PAULO - Continuando nas duas rodas, o Moto 1000 GP, que abriu a temporada no último fim de semana aqui em Interlagos, confirmou ontem à noite a seus pilotos, e hoje cedo em seu site, que as corridas da segunda etapa vão acontecer no dia 15 de julho.

Estavam previstas para dia 22, as corridas da GP 1000, da GP Light e da GP 600.

Em duas e quatro rodas

SÃO PAULO - Novidades em Interlagos no reino do BMW Team Brasil. A equipe, que estreou neste ano no Brasileiro de Gran Turismo com quatro duplas distribuídas nas classes GT3 e GT4, agora ataca, no bom sentido do verbo, também no ELF Superbike.

Isso graças a uma parceria técnica e operacional celebrada entre dois Antonios - o Hermann, dono da equipe de automobilismo, e o Finardi, que todos conhecem por "Spiga" e responde pelo time de motovelocidade. A Spiga Racing, que também passa a atender por BMW Team Brasil e mantém seu competente quadro técnico.

Diego Faustino e Matheus Piva são os pilotos do time, motociclisticamente falando.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Ingressos da Truck, tratar aqui

SÃO PAULO - Na chegada a Interlagos, onde já está em andamento a terceira etapa do Brasileiro de Gran Turismo, ocorreu-me que daqui a duas semanas vou estar aqui de novo, com a Fórmula Truck. Passo mais tempo em Interlagos do que na escola do meu filho, já disse isso.

Como teremos Truck no início de julho, é mais que obrigação do BLuc proporcionar a alguns dos amigos a oportunidade de acompanhar a etapa paulista, maior de todas. Eu, mesmo, nunca estive numa corrida da categoria aqui, estarei nessa. Consultei meus créditos junto ao Vytor Zeidan e vi que, de momento, tenho aqui cinco ingressos, cada um acompanhado de um boné oficial da Truck, para distribuir à audiência.

Como imagino que haverá mais que cinco interessados, talvez todos os oito que leem o blog, vamos deixar que o eleitorado dispute a tapa os ingressos e bonés. É a primeira PromoBLuc do evento.

Para concorrer, basta postar no Twitter, com o link e a hashtag indicados, a frase que segue:

Estou concorrendo no blog do @lucmonteiro a um ingresso para a etapa de Interlagos da @Formula_Truck. http://kingo.to/17Mn #PromoBLuc”.

O sorteio que vai indicar os cinco contemplados, viabilizado pelo site Sorteie, fica desde já acertado para o dia 2 de julho. E, até lá, vão aparecer por aqui mais alguns arregos para os que pretendem ir a Interlagos ver de perto os caminhões mais rápidos do sistema solar.

Na íntegra: Sprint Race, 3/18 e 4/18

SÃO PAULO - Eu estava fora de casa e não vi, na quarta à noite, quando o Bandsports exibiu o compacto das duas provas que compuseram a segunda etapa da Sprint Race, em Interlagos. Uma vitória espetacular do Caíto Vianna, outra do Eduardo Leite, único com dois primeiros lugares.

Pra quem não viu, como eu, a corrida está aí, tal qual foi ao ar no programa "Sport Brazil".


A quinta e a sexta etapa, neste domingo, vão acontecer no autódromo de Curitiba.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Vamos à latinha

SÃO PAULO - Deu tanta coisa errado que, no fim, deu tudo certo. Cheguei, enfim.

E como primeira missão, antes de mergulhar no Brasileiro de GT em Interlagos, tenho pela frente a narração da sexta etapa da Copa Marshal de Marcas & Pilotos, que será exibida no canal Esporte Interativo.


Um primeiro resumo da corrida já foi apresentado no "Curva do S", do Roberto Figueroa - com a morte do Speed Channel, o programa agora está no Esporte Interativo. É só clicar e acompanhar.

Esse vídeo aqui tem a entrevista que o Figueroa fez com o Alexandre Nascimento, que é presidente da Associação de Pilotos da categoria. Aproveite o embalo e veja, também.

Pedrão dificultando

CASCAVEL - Faz algumas semanas que não piso no canteiro de obras do autódromo de Cascavel, pela mais absoluta falta de tempo. Assim, vou praticando apropriação indébita do material que a CATVE vem produzindo sobre a reforma do lugar.

São Pedro tem dificultado as coisas. Chuva e mau tempo não combinam com a receita de urgência que o prefeito mandou pôr no fogo pra termos a corrida da Truck aqui no início de agosto. A saída do Bacião está emoldurada por uma poça d'água que só não é maior que a de 2006, naquele mesmo local, que quase inviabilizou a realização de uma corrida da Pick-up Racing. Ou terá sido em 2005?

Reproduzir conteúdo da CATVE um dia depois do Corinthians eliminar o Santos do Jorge Guirado pode não ser exatamente um bom investimento, mas vou arriscar. Ele deve estar mais preocupado com os alfajores que lhe devo desde o ano passado do que propriamente com as opções de balada que o Neymar tem pra logo mais à noite.

A matéria veiculada ontem leva assinatura do Celso Romankiv.











Semana que vem, sem nenhuma viagem marcada, devo dar um pulinho lá no autódromo. Agora, a hora é de fechar as malas pra tomar o rumo de São Paulo. Ainda bem que a Juli sempre me ajuda com isso.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

GT em Interlagos

CASCAVEL - Mal esquentei a cadeira aqui e já estou fechando as malas de novo. Amanhã à tarde, embarco a São Paulo, onde de sexta a domingo teremos mais uma etapa, a terceira do ano, do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo e suas categorias parceiras.

Fim de semana com seis corridas. O Brasileiro de GT terá a quinta etapa no sábado, a partir das 16h, e a sexta no domingo, com largada ao meio-dia, as duas com transmissão ao vivo no site da categoria. Pelo Mercedes-Benz Grand Challenge, a corrida de sábado começa às 13h20; a do domingo, às 11h. As duas também vão "ao ar" ao vivo pelo site.

No caso das corridas do domingo, haverá transmissão ao vivo também pela Rede TV!, com minha narração, reportagem do Kaká Ambrósio e comentário do Mário Laffitte e do André Duek.

A programação de domingo reserva, ainda, a terceira etapa do Elf Superbike, com largada marcada para as 13h27, e a quarta do Campeonato Brasileiro de Spyder Race, a partir das 14h35. Tudo ao vivo no site, com o Osires Júnior na narração.

E, ambientadas no evento em Interlagos, continuam rolando aqui no blog as promoções de sempre valendo alguns brindes do evento. Uma delas, com o atraso que me é peculiar - o dia foi carregadíssimo de trabalho, hoje -, ainda está rolando.

Tela veloz

CASCAVEL - Salvo chuvas e trovadas improváveis, o SporTV 2 vai exibir amanhã, a partir das onze da noite, as corridas da quarta etapa do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, disputadas no último domingo no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu.

Transmissão de primeira linha, com imagens feitas do helicóptero somadas às das 14 câmeras espalhadas pela pista. Narração do Sérgio Maurício, com comentário do Rodrigo Mattar, que deve ter dormido ininterruptamente por três dias e duas noites depois de sua cobertura das 24 Horas de Le Mans.

A grade de programação prevê uma representação do programa na sexta-feira, a partir da uma e meia da tarde.

Tela veloz

CASCAVEL - A Sprint Race sai de Interlagos e chega pela primeira vez a Curitiba, para as corridas de sua terceira etapa. Tudo, tomadas de tempo e baterias, vão acontecer no domingo, segundo informa a MS2.

A segunda etapa, disputada dez dias atrás em Interlagos, será exibida hoje, a partir das oito e meia da noite, no Bandsports. Um compacto de meia hora mostrando as duas corridas, com a minha narração.

Rodrigo Barone, piloto do carro da foto lá acima, é o líder do campeonato. Ele ainda não venceu nenhuma corrida.

Lucas

CASCAVEL - Enquanto a gente vem às redes sociais pra sortear e concorrer a mimos do automobilismo, ou pra insistir no óbvio com acusações à corrupção da corja política que dita o ritmo, ou pra reclamar do trânsito carregado, ou pra postar fotos de gatinhos, ou pra gritar “goooooooooool” e “chupa, Neymar”, há quem busque essas ferramentas de hoje por causas que realmente fazem sentido.

É o caso de um grupo que busca auxílio aos familiares do garoto Lucas, de quatro anos, é possível que já tenha completado cinco. “Compartilhe solidariedade, doe mais um dia de vida” é o título da campanha trazida a efeito nesse perfil aqui do Facebook. O Luquinhas nasceu com uma doença chamada epidermólise bolhosa, uma doença que o impede de levar uma vida normal. Tem todo o corpo corroído por lesões, não tem os dedinhos nas mãos. Sofre o Lucas, sofrem seus familiares.

Naveguei um pouco, no Facebook, pelos vários campos do perfil indicado. Zilhões de internautas manifestam pedido de orações ao Lucas, o que sempre é bom, claro. Mas a família do garoto, que vive em Montes Claros, cidade do interior mineiro, precisa de dinheiro para o tratamento. Segundo informa a reportagem, aparentemente feita por uma equipe do SBT, que é de cortar o coração, são cerca de mil reais por mês gastos com pomadas, soro fisiológico e os medicamentos capazes de diminuir o sofrimento do garoto. A doença não tem cura.

Mil reais. Não é uma fortuna para a maioria dos que passam os olhos por aqui vez ou outra, todos pimpões e com filhos lindos e sadios. É de se supor que as campanhas motivadas pela comoção causada pelo caso de Lucas levantem sem maiores dificuldades esse valor. Por outro lado, se todo mundo supuser e ninguém contribuir, o tratamento não anda.


As lágrimas de Lucas, resultado de sua dor enquanto lhe são tiradas as ataduras dos bracinhos para o banho, fazem verter as minhas, não é vergonha admitir. Algum de nós, diante do drama do menino, vê mesmo motivo pra reclamar da vida?

A reportagem da televisão apela ao ensaiar Lucas a agradecer a Jesus por mais um dia, embora alguns escritos que vasculhei na internet façam menção ao fato do menino agradecer a Deus todos os dias pela ajuda que recebe. Imagino que Lucas não tenha a mínima ideia de quem tenha sido Jesus, ou o que possa representar em seu sofrimento, é um assunto a que cada um, com sua fé ou sua convicção sobre as coisas da religião, tem sua própria verdade. Não vem ao caso. Como não vêm ao caso teores apelativos na linha “faça um sacrifício pela causa”. Não.

A reportagem que reproduzi aí acima não é tão recente. Foi veiculada no começo do ano pelo programa “TV Verdade”. Rendeu, segundo informou o site da TV Alterosa, R$ 37 mil em doações após sua veiculação.














Quanto à campanha, haverá quem acuse ser mais um golpe via internet, já que indica-se uma conta bancária para absorção de donativos. Haverá os que entendem ter suas próprias querelas a dar solução. Ou os que consideram que os R$ 37 mil auferidos na matéria, por uma matemática simples, são suficientes para três anos de tratamento do garoto e que por isso a questão está resolvida. Haverá, igualmente, os pré-dispostos a ajudar. Com um real. Com dez, ou duzentos.

Aos desse último grupo, transcrevo aqui os dados bancários divulgados pela campanha. A conta-poupança 86668-5/500, registrada na agência 0238 do banco Itaú, está em nome de Vanessa Alves da Costa, mãe de Lucas. Ela tem o CPF 052.411.296-77.

E, claro, é de se esperar que os que têm algum tipo de fé usem-na com o Lucas, também. Vale quase tanto quanto um sorriso ou um gesto de carinho que se possa despender ao garoto.

Sertanejão na veia

CASCAVEL - Aí que o Flávio Aquino, bom de gogó aqui de Cascavel que já emplacou composições na trilha sonora da novela das oito e otras cositas más, acabou esbarrando com o Gusttavo Lima, que é um dos maiores sucessos dos últimos tempos no estilo sertanejo universitário. Papo vai, papo vem, e os dois combinaram uma apresentação conjunta.

Que aconteceu alguns meses atrás durante o "Estúdio vip" da Tarobá FM. Flavinho, que é aqui de Cascavel, e Gusttavo, mineiro de Presidente Olegário, dividiram os microfones com "Mala pronta", sucesso do meu bróder. Não foi filmado, mas providenciaram a inclusão da gravação do , que toda a todo momento nas rádios - ouvi hoje cedo na Capital FM, por exemplo.


Bróder. É uma boa ferramenta na aportuguesação dos termos. Já transformei teaser em tíser, dia desses, também ficou legal.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Perguntas e respostas, ingressos e credenciais

CASCAVEL - Hora de começar a lista de amigos que terão credenciais e ingressos à disposição para acompanhar domingo agora, em Interlagos, as corridas da terceira etapa do Brasileiro de Gran Turismo. Tenho aqui sete pares e, para definir que os leva, adoto um formado de promoção que nunca utilizei: o de sequência de perguntas e respostas.

Não precisa seguir o meu perfil no Twitter para concorrer, mas é por lá que a brincadeira vai rolar. Vou formular sete perguntas, todas ambientadas nas corridas que narrei ao vivo na tevê aberta - eis aqui uma dica que pode representar, aos tuiteiros e GTnautas, o caminho das pedras.

As respostas serão dadas lá mesmo, no Twitter, devendo conter minha ID tuítica @lucmonteiro e a hashtag #PromoBLuc. Quem acertar uma das sete questões, claro, não concorrerá nas seguintes, assim conseguimos reunir mais amigos na brincadeira. Essa promoção tem de terminar até amanhã, assim terei tempo para, antes de viajar a São Paulo, levantar os dados de todos os contemplados e encaminhá-los à SRO, para que a entrega dos ingressos e credenciais seja providenciada.

A primeira pergunta sai daqui a pouquinho, às 23h30. A última, amanhã, às 17h. Essas duas vão valer, para cada ganhador, um par de ingressos acompanhado de um par de credenciais para a visitação aos boxes. As outras cinco perguntas, cada uma valendo um par de ingressos ao primeiro acertador, serão feitas amanhã, às 9h, às 10h, às 12h, às 14h e às 16h.

Se não houver acertador de uma resposta no horário previsto para a pergunta seguinte, suspendemos a questão não respondida e seu prêmio - essa "sobra" pode virar uma nova promoção na quinta-feira.

Por falar em nova promoção, na quinta-feira teremos mais uma, desta vez com brindes dos pilotos e das equipes.

ATUALIZANDO EM 20 DE JUNHO, das 9h42 até o fim da tarde:
Primeira pergunta: Considerando todas as categorias que compõem o @Portal_GT, quantas corridas eu narrei na tevê aberta?
Resposta correta: às 23h34 de 19 de junho.
@miriamarcuri: @lucmonteiro @Portal_GT 12 corridas #PromoBLuc http://bit.ly/Po7EOh
Narrei todas as 20 corridas da temporada de 2011 para o Speed Channel, mas a questão envolve apenas as narrações para a tevê aberta. No caso, passei a narrar o Brasileiro de GT (à época, era chamado Itaipava GT Brasil) na Band a partir da terceira etapa. Foram dez e a emissora mostrava ao vivo, aos domingos, a segunda corrida de cada rodada dupla. Foram oito, portanto. Em 2012, já pela Rede TV!, narrei ao vivo as duas corridas que complementaram as rodadas duplas do Brasileiro de GT, em Santa Cruz do Sul e Curitiba, e também as duas que fecharam as etapas do Mercedes-Benz Grand Challenge.

Segunda pergunta: Qual o sobrenome que mais apareceu na pole-position entre as 12 corridas do @Portal_GT que narrei na tevê aberta? #PromoBLuc
Reposta correta: às 11h25 de 20 de junho
@Gabri_Pedreschi: Ebrahim RT @LucMonteiro Qual o sobrenome que mais apareceu na pole-position entre as 12 corridas do @Portal_GT que narrei na tevê? #PromoLuc
Wagner Ebrahim conquistou três poles em 2011, considerando as corridas que narrei em tevê aberta: na décima etapa, em Curitiba, na 14ª, em Jacarepaguá, e na 16ª, em Campo Grande; Fábio Ebrahim, seu irmão e agora parceiro de pilotagem, foi pole da quarta etapa deste ano, em Curitiba.

Terceira pergunta: Quem venceu a primeira corrida que narrei em tevê aberta na temporada de 2012 no evento @Portal_GT? #PromoBLuc
Resposta correta: às 11h58 de 20 de junho
@cmtesergio: @lucmonteiro Cleber Faria/Duda Rosa #PromoLuc
A etapa de Santa Cruz do Sul, que abriu a temporada de 2012, teve a segunda etapa do Brasileiro de GT, no domingo, com largada às 14h30, com o Mercedes-Benz Grand Challenge, também mostrado ao vivo na Rede TV!, largando às 15h55. Cleber Faria e Duda Rosa, revezando a pilotagem do Mercedes-Benz SLS AMG da equipe BVA Racing Team, venceram.

Quarta pergunta: Considerando as corridas do @Portal_GT que narrei ao vivo na tevê aberta, que dupla conquistou mais vitórias na categoria GT4? #PromoBLuc
Resposta correta: às 17h59 de 20 de junho
@RONEIRECH: @lucmonteiro #PromoBLuc Marçal Melo/William Freire
Marçal Melo e William Freire, revezando o Ginetta G50 da equipe CRT, venceram em 2011 a sexta etapa, em Curitiba, a oitava, em Santa Cruz do Sul, e a 18ª, no Velopark. Caio Lara e Cristiano Federico, que foram campeões da GT4 com a Ferrari Challenge da equipe ATW, conquistaram seis vitórias na temporada. Narrei quatro delas, mas dessas quatro três aconteceram nas corridas de sábado, transmitidas na tevê por assinatura – no caso do ano passado, o finado Speed Channel.

Quinta pergunta: Nas corridas do @Portal_GT que narrei ao vivo na tevê aberta, quantas marcas de carros foram vitoriosas na categoria GT Premium? #PromoBLuc
Resposta correta: às 21h41 de 20 de junho
@HumbertoSilva13: @lucmonteiro 2 marcas, Dodge e Ferrari #PromoBLuc
Essa pergunta aqui, como prometido no Twitter, valeu dois pares de ingressos. Foram duas marcas, Dodge e Ferrari. A categoria foi instituída na etapa final de 2011, em Interlagos, em caráter experimental. Na corrida de domingo, que narrei na Band, a vitória foi da dupla formada pelo português Rui Lapa e o espanhol Azor Dueñas, com um Dodge Viper Competition Coupé. Em 2012, já valendo pelo campetonato da GT Premium, a segunda etapa, em Santa Cruz do Sul, foi vencida por Renato Cattalini/Ramon Mathias, também de Viper. A quarta etapa, em Curitiba, teve vitória de Raijan Mascarello/Felipe Tozzo, com Ferrari F430. Essas duas corridas vocês acompanharam ao vivo pela Rede TV!.

Sexta pergunta: Em quantos e quais autódromos brasileiros eu já narrei corridas do @Portal_GT ao vivo na tevê aberta? #PromoBLuc
Resposta correta: à 0h07 de 21 de junho
@jcjunior1987: @lucmonteiro 6: Interlagos, Curitiba, Santa Cruz do Sul, Jacarepaguá, Campo Grande, Velopark #PromoBLuc
A resposta é seis. Narrei as oito últimas etapas da temporada passada nas transmissões pela Band, nas pistas de Curitiba (duas vezes), Santa Cruz do Sul, Interlagos (também duas vezes), Jacarepaguá, Campo Grande e Velopark. Neste ano, as transmissões pela Rede TV! aconteceram em Santa Cruz do Sul e Curitiba, pistas que já estavam na lista. Essa pergunta valia ingressos com credenciais para visitação aos boxes no domingo

Bonés, sempre eles

CASCAVEL - Uns retuítes fora de hora foram suficientes para estabelecer uma confusão sobre as brincadeiras que fiz aqui no blog e lá no Twitter, valendo bonés do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. Todas já foram feitas e quitadas – na verdade, um dos brindes ainda não foi entregue, mas já combinei com a ganhadora a retirada do brinde no autódromo, em tal data.

Mas não é por falta de bonés do Porsche Cup que vamos brigar, ora. Eis aqui mais uma pegadinha das brabas para tirar dois internautas da fila do brinde. Essa vai ser mais xaropinha, a resposta não está aqui no blog, sujeito tem de apelar para a memória, para a sorte, para o tarô, o xangô e o nonô.

Desde que comecei a narrar as corridas do evento porschecupístico na televisão, em 2009, nove figuras ligadas ao automobilismo atuaram ao meu lado, como comentaristas. Vão levar um boné, cada, os dois primeiros internautas que mandarem lá para o meu perfil no Twitter, acompanhada da hashtag #PromoBLuc, uma lista com os nomes de oito desses meus incautos parceiros.

E, daqui a pouquinho, aqui no BLuc, outra promoçãozinha, valendo ingressos e credenciais para a etapa deste fim de semana do Brasileiro de Gran Turismo em Interlagos.

ATUALIZANDO EM 27 DE JUNHO, ÀS 16h52:
Nenhum dos incautos seguidores conseguiu encaixar oito dos nove no mesmo tweet, embora alguns deles, consideradas as inúteis tentativas adicionais, tenham citado todos os nove de alguma forma. A lista completa, por ordem alfabética: André Duek, Andrei Spinassé, Dener Pires, Eduardo Homem de Mello, Flávio "Nonô" Figueiredo, Luiz Alberto Pandini, Max Wilson, Raul Boesel e Rodrigo Hanashiro.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Sumiram com o saco

CASCAVEL - Chegar em casa hoje foi uma epopeia, mas fato é que cheguei, é o que vale.

Durante a via crucis particular a que eu e outros dezenas de desafortunados fomos submetidos, li no Twitter que o Google tirou do ar o blog do Gabriel Pandini.

Já sabia da história, que me foi contada pelo pai do "Robin", meu bróder Luiz Alberto Pandini, semana passada lá no Velo Città. A bem da verdade, não me comovi tanto. Sabia, ou pensava, que mais dois telefonemas e o engano estaria reparado.

As linhas que escrevi sobre o moleque alguns meses atrás dão uma noção do que penso dele. Será o cara da vez quando chegar a vez da geração dele. Quando um fedelho de 12 anos escreve "agora, para mim, GMail e Google são palavrões", dá para perceber que o golpe feriu o Gabriel.

A alegação do Google, segundo o Panda, foi de que o Gabriel infringiu as políticas da casa por manter endereço de e-mail e blog tendo menos de 13 anos. Por que 13? Praxes de limitação como essa costumam considerar 16, 18 ou 21 anos como idade mínima para certas coisas. 13? Troço sem cabimento.

O Google que tirou o "Saco de batatas" do ar é o mesmo Google que nos facilita muito a vida se quisermos procurar fotos de gente despedaçada em acidentes, vídeos de pedofilia e de sexo explícito, notícias sobre o PT e zilhões de outros fatos condenáveis. Isso tudo pode, o que não pode é termos a chance de ler o automobilismo pelos olhos de um garoto, porque ele cometeu o crime de não ter ainda 13 anos.

Talvez haja aqui um tiro no pé, se alguém do Google ler isso aqui, duvido que leia, pode tirar o meu blog do ar, também. No meu caso não faria falta, não há de muito útil por aqui. No do "Robin" tinha bastante coisa bacana, sim. Esperemos que o Google restabeleça o conteúdo que ele passou cinco anos armazenando. Pra postar tudo de novo pelo Wordpress ou qualquer outra ferramenta que ele possa encontrar na internet.

Não vai procurar no Google a tal ferramenta, aposto.

domingo, 17 de junho de 2012

Uma segunda chance, vai...

SÃO PAULO - Fiquei até com pena do pessoal que me acompanha lá no Twitter e que participou da promoção valendo um boné do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. Coitados dos tuiteiros, são ruins de palpite a ponto de dar dó.

Terão nova chance, claro, na próxima etapa, que vai acontecer dia 28 de julho aqui em Interlagos. Podem até estudar a categoria nesse quase mês e meio até lá, a regra da brincadeira vai ser exatamente a mesma.

Como já sei de onde filar um boné novo para o caso de alguém acertar o número da etapa de Interlagos, vou entregar a um/uma stalker, e quem não sabe o que é isso que vá pesquisar, a unidade economizada em Mogi Guaçu graças à falta de aptidão de vocês no lido com números.

Vai levar o brinde o primeiro que responder - corretamente, claro - em quantos e quais autódromos eu estive em 2012.

Respostas via Twitter para @lucmonteiro, acompanhadas da hashtagh #PromoBLuc. Claro que só vale uma resposta por participante, caso haja mais de uma vou considerar apenas a primeira.

Fácil demais.

ATUALIZANDO EM 19 DE JUNHO, ÀS 20h27:
O dia ontem foi tão corrido que não pude confirmar aqui, mas foi a Meiry Alves quem levou o brinde. Fuçando minha vida aqui mesmo, no blog, ela arrematou a lista de autódromos que visitei neste ano. Foram 13, ei-los por ordem alfabética: Algarve, Brasília, Caruaru, Cascavel, Curitiba, Estoril, Goiânia, Interlagos, Jacarepaguá, Santa Cruz do Sul, Tarumã, Velo Città e Velopark. O Fabinho Moura respondeu antes dela, mas não incluiu Cascavel, onde estive, apesar de não ter havido nenhuma corrida. Publiquei isso no blog.

De sapatos novos


SÃO PAULO - Eduardo Costa Neto e Alan Douglas, campeões do ano passado nas categorias GP Light e GP 1000, e Babi Paz, que estreia neste ano inscrita na GP Light, falam nesse vídeo aí sobre os novos pneus slick, principal novidade técnica do Moto 1000 GP nessa sua segunda temporada, que começa hoje aqui em Interlagos.

São mais de 70, quase 80, pilotos participando das três categorias, que são a GP 600, a GP Light e a GP 1000. A primeira etapa, hoje, compõe o GP Petrobras. Serão três corridas, com largadas às 10h50, às 11h50 e às 14h. Todas serão transmitidas ao vivo no site da categoria. Haverá também a transmissão da Record News e da Record Internacional, das 13h30 ás 14h30, com a narração impagável do Edgard Mello Filho.

Está agradável o ambiente por aqui.

sábado, 16 de junho de 2012

Mais uma pra coleção

SÃO PAULO - O Dener Pires é um sujeito que gosta de inventar moda. Inventa boas modas, sempre, nas rédeas do do Porsche GT3 Brasil.

Hoje, no Velo Città, o capitão da categoria coordenou pessoalmente a produção de fotos e filmagens de 49 carros Porsche GT3 911 na reta dos boxes. Com todos os integrantes de sua equipe, ou boa parte deles, à beira da pista. Ficou legal.

A quem não lembra, iniciativas dessa natureza já foram executadas em Interlagos, na etapa final do ano passado, e no Estoril, na abertura do campeonato de 2012.

Alguém me vê nessa foto de hoje?

Palmas para o Eduardo

SÃO PAULO - Foi, não tenham a menor dúvida, um fim de semana memorável. Mais uma vez, o Porsche GT3 Brasil marcou história no automobilismo brasileiro, com o evento que marcou a inauguração do autódromo Velo Città para as competições oficiais.

A pista já existe tem uns cinco anos, obra e graça do piloto e empresário Eduardo Souza Ramos, merecedor absoluto de todos os cumprimentos que recebeu nos últimos dias pela iniciativa de construir uma pista de corridas literalmente no quintal de casa. Deve até ter se aborrecido, o Eduardo, foram milhares de apertos de mão e tapinhas nas costas como formas de reverência ao belo cenário que revelou para o esporte.

O Velo Città – na narração das corridas, eu pronunciava “velochitá”, acho que é assim que se diz – ocupa uma área de 20 alqueires na fazenda Paineiras, em Mogi Guaçu. A fazenda tem 480 alqueires, comporta e é rodeada por plantações de cana, laranjas, eucaliptos e mais um monte de coisas. Não anotei. Há ali, também, uma pista para prólogos de provas de rali, que não conheci.

Um lugar bonito demais, como já comentei ontem. E que absorve um projeto voltado a disponibilizá-lo a mais categorias de automobilismo, também. Tudo é uma ideia, que vem sendo costurada e executada aos poucos, sem pressa, com passos bem planejados e bem executados. Boxes e obras de infra-estrutura estão na pauta para a sequência do processo - no evento do fim de semana, estruturas montáveis de bom padrão, providenciadas pela direção do Porsche GT3 Brasil, supriram a inexistência dessas obras.

Na semana passada, a trupe da Confederação Brasileira de Automobilismo havia estado por lá, vistoriando tudo para assinar a homologação do Velo Città. Que, uma vez disponibilizado para corridas oficiais, como as três de hoje, será - deveria ser, ao menos - tomado como referência pelos gestores dos outros 14 autódromos do Brasil. Que, na grande maioria dos casos, pouco poderão fazer para otimizar suas praças. Sou mais propenso a apostar que, dentro de dois ou três anos, mais alguma pista surja para o automobilismo brasileiro sob os conceitos praticados por Souza Ramos e sua equipe no Velo Città.

Que copiem e inovem, mesmo, os desportistas que dispõem de condições para tal e que topariam estampar no rosto, para si próprios, o sorriso de satisfação com que flagrei Eduardo várias vezes nos últimos dias. Imagino que tenha sido a satisfação de proporcionar ao automobilismo brasileiro algo que ele, o automobilismo, é incapaz de alcançar por si só.

Crash!

SÃO PAULO - Com a correria de hoje, não tive tempo nem para lembrar que existe esse espaço xexelento, motivo pelo qual ele ficou às moscas, talvez como devesse ficar para todo o sempre. De qualquer modo, vou aproveitar que amanhã não haverá warm up para gastar alguns instantes e pingar aqui algumas coisinhas. Só para cumprir tabela.

Todo mundo que orbita o automobilismo de alguma forma já viu zilhões de vezes o vídeo da cacetada de hoje à tarde, início da noite na Europa, durante as 24 Horas de Le Mans. Mas há quem passe aqui pelo BLuc por puro dó de mim e caga para o factual do automobilismo. É para esses que vai a postagem.

Piergiuseppe Perazzini, piloto da AF Corse/Ferrari, fez uma besteira monumental ao fechar, na óbvia condição de retardatário, o Toyota TS030 híbrido de Anthony Davison ao fim da reta Mulsanne, que segundo meus cálculos deve ter uns 40 quilômetros de extensão. O resultado foi esse aí, ó.


A corrida acaba de chegar às 13 horas de duração. Jaime Melo, com a Ferrari Luxury Racing, está em segundo na categoria dele, a GT-não-sei-o-quê. Jaime é piloto de Cascavel, cidade que, como vocês sabem, vai dominar o mundo.

O melhor acompanhamento das 24h de Le Mans em todo o sistema solar está lá no blog do Rodrigo Mattar. O sujeito, aliás, está narrando a corrida pelo Twitter desde a madrugada de hoje. Vai até terça de manhã, nesse ritmo.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Mais que mil palavras

MOGI GUAÇU - Uma das zilhões de coisas em que a Porsche merece aplausos é a sagacidade na elaboração de peças publicitárias. Falo da marca mundial, não só do evento do qual faço parte.

Essa peça aí do lado, devidamente resgatada hoje pelo Flávio Miyamoto por ocasião das 24 Horas de Le Mans, é de uma genialidade ímpar. E tem muito mais na página do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil no Facebook. Vale a pena ver.

Quanto às 24 Horas de Le Mans, a quem tem algum interesse no assunto, o blog A Mil por Hora é a melhor fonte de informação. Apesar de ser assinado pelo Rodrigo Mattar.

E participem da promoção que vale um boné do Porsche GT3 Brasil.

Aos olhos de quem lê

MOGI GUAÇU - Deixo de lado, por ora, a grande admiração que tenho por Eduardo Saçaki, e incluo o sujeito e o esportista na mesma consideração. Apenas tomo a liberdade de reproduzir aqui, para que cada um tire as lições que for capaz de tirar, algo que Eduardo postou há pouco em seu perfil no Facebook. Vai ipsis literis, como convém à ocasião:

No dia 05-05-05 sofri o pior acidente em toda minha carreira.
Fiquei 30 dias hospitalizado,(21 na UTI (sendo 16 em coma) e 09 no quarto. De todos esses dias não lembro de nada, nem mesmo dos amigos q me visitaram depois de já estar fora da UTI. Minha família se encarregou de falar um por um que foi até Caxias do Sul e de todos os telefonemas que receberam por mim.
Quando minha irmã tirou esta foto, algumas pessoas perguntaram pra quê? (Inclusive médicos e enfermeiras), lembre-se dele de outra maneira (estava eu morto???), pq se eu sobrevivesse a probabilidade de ter perdido minhas funções motoras e neurológicas eram quase uma certeza) e ela respondeu: eu vou mostrar pra ele quando saírmos daqui e ele vai caminhar e iremos pra minha casa e assim aconteceu......Fé é simples, ou tem, ou não tem! E coragem também, afinal o neurologista apoiado por médicos de Curitiba, resolveu fazer algo inovador, "me congelaram"para poupar energia, diminuindo minha circulação, tbém na tentativa de baixar minha pressão intra craniana. Um padre foi me dar extrema unção, minha irmã mandou ele embora, mas ele a convenceu dizendo q ia orar, meu filho Paulinho, implorou aos prantos, por favor padre traz ele de volta, não posso viver sem ele. O Romeu quietinho sofrendo no cantinho dele hoje já não está mais aqui....e agora eu tenho também a pequena Eduarda querida!
Minha vida mudou completamente daquele dia em diante e desde então, luto para reconquistar meu espaço, não quero nem ir a frente, tão pouco ir atrás, estou dando um passo a cada dia, redescobrindo valores, descobrindo os verdadeiros amigos e me conhecendo melhor. Enxergando que ser não é ter e que viver bem é o mais importante. Agradeço a todos os amigos e familiares.
Resolvi postar esta foto pra mostrar a importância da fé e superação! Abraços.


Eduardo Saçaki, de quem falei alguns dias atrás aqui no blog, é de Cascavel. Não sei se já disse a vocês, mas Cascavel vai dominar o mundo.

As imagens da semana

MOGI GUAÇU - Que ninguém questione a qualidade das fotos, afinal as fiz com o telefone celular apontado para o monitor de televisão. O BLuc não tem orçamento, ainda, para contratar o material do Jorge Sá, do Carsten Horst ou do Rodrigo Ruiz. Nem tem verba para nada, na verdade.

Mas mesmo a partir desse material macambúzio que fiz durante o primeiro treino oficial, agora há pouco, já dá para se ter uma noção da beleza das imagens que teremos amanhã, durante a transmissão das corridas da quarta etapa do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. Segundo as minhas indispensáveis considerações, a pista, propriamente dita, tem um pouquinho da do Algarve, com a paisagem do lugar mesclando motivos típicos de Nürburgring, Zeltweg e Spa-Francorchamps. Traduzindo em português claro, é bonito pra caralho.

As corridas da Cup, amanhã, terão largada às 11h20 e às 14h55. A da Challenge, às 13h35. Todas terão transmissão ao vivo com áudio e vídeo no site da categoria, com a minha narração e a interação de vocês pelo Twitter.

E, por falar em Twitter, já participaram da promoção que vale um boné da categoria? Vai só até a meia-noite.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Contas que valem o boné

MOGI GUAÇU - Acabo de bolar uma promoção que vai abalar as estruturas. Que vai exigir, além de percepção e bom acompanhamento do automobilismo, uma capacidade de complicadas operações matemáticas. Mas o prêmio da brincadeira vale a pena: o boné do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, esse aí da foto.

Domingo teremos etapa da categoria no belíssimo autódromo do Velo Città, amanhã cedo vou tentar mostrar um pouco do lugar à audiência do BLuc. Serão três corridas, como sempre, duas da categoria Cup e uma da Challenge.

Vai ganhar o boné quem indicar a soma dos números dos três carros vencedores. Suponhamos que Clemente Lunardi e Ricardo Baptista, líder e vice-líder do campeonato, obtenham uma vitória, cada. Os carros deles têm os números 7 e 27. E que o Gil Farah, dono do carro número 81, vença na Challenge. Citei esses três como exemplo pela posição que ocupam no campeonato. A soma dos carros dá 115, e quem tiver indicado 115 na resposta da promoção leva o boné.

Para conhecer os números dos carros, basta acessar a tabela de classificação dos campeonatos no site da categoria - o número aparece imediatamente antes do nome de cada piloto. A da Cup está aqui; a da Challenge está aqui.

Essa nova modalidade abre possibilidades aos mais sortudos. Explico. O participante arrisca que a Cup vá ter vitórias de Fábio Viscardi e Zeca Feffer, que têm os números 81 e 18, e a Challenge tenha vitória do Johnny Freire, do carro 11. Soma 110. Mas o palpite é furado. Guilherme Figueirôa, do 9, e Pedro Queirolo, do 13, ganham as duas da Cup, e Eduardo Rocha Azevedo, do 88, a da Challenge. Soma 110, também, e o infeliz apostador acaba ganhando. E quem achar que o mesmo piloto vai ganhar as duas provas da Cup deve somar duas vezes o número de seu carro.

Brincadeira lançada e válida aos que seguem o meu perfil no Twitter, serão válidos os palpites enviados até a meia-noite de amanhã. A aposta consiste na postagem tuítica da seguinte frase, com a hashtag indicada:

Neste sábado tem corrida do @porschegt3cup no Velo Città e o número da #PromoBLuc é 00.

O número 00, claro, é hipotético. Ali vocês vão indicar a soma dos números dos carros. Parece óbvio, mas sempre tem um que se embanana.

'Bora fazer contas e tuitar, moçada.

ATUALIZANDO EM 16 DE JUNHO, ÀS 22h44:
Marcelo Franco (70), na primeira corrida, e Ricardo Baptista (27), na segunda, foram os vencedores da categoria Cup. Gui Affonso (4) ganhou a da Challenge. Chegamos a 101, número em que ninguém apostou - teve alguém que arriscou o 103. O prêmio fica pra próxima etapa, dia 28 de julho em Interlagos.

Mais do autódromo de lá

MOGI GUAÇU - Já que compartilhei hoje cedo o material da CATVE sobre a obra no autódromo de Cascavel, não custa repicar por aqui, também, a reportagem que o acapilar Osires Júnior produziu para o "Tarobá Esporte" de hoje lá no canteiro de obras. Nessa versão de postagem, está disponível só a quem tem perfil no Facebook.

E, sem nada de gozação, vocês não fazem ideia do tanto de gente que veio me perguntar sobre a pista de Cascavel hoje aqui no Velo Città.

O traçado da semana

MOGI GUAÇU - É bom pra gente já ir se acostumando.

É o mapa da pista do Velo Città a partir dos dados que a telemetria colheu hoje cedo, durante uma volta do Max Wilson.

Traçado interessante e divertido, o daqui. Dei duas voltas pela pista hoje de manhã. Cheio de subidas e descidas, pontos cegos. Isso tudo sem contar a paisagem, e já nos deram a dica de que o pôr-do-sol aqui é dos mais bonitos de todo o mundo, daqui a algumas horas poderei concordar ou discordar.

Dá para prever corridas ótimas na quarta etapa do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, no sábado. Teremos todas elas transmitidas ao vivo no site da categoria.

ATUALIZANDO EM 14 DE JUNHO, ÀS 14h49:
Não custa informar a programação do sábado. As duas corridas da categoria Cup terão largada às 11h15 e às 14h50. A da Challenge vai começar às 13h35. Cada corrida terá duração de 25 minutos e mais uma volta.

No clima do GT


MOGI GUAÇU - Semana que vem teremos etapa do Brasileiro de GT, quinta e sexta corridas em Interlagos.

Já pra torcida entrar no clima, vale assistir a esse clipe produzido na etapa do mês passado em Curitiba pela Cross Brasil. Clipe é bem melhor que teaser, não acham?

Aliás, foi bom tocar no assunto do Brasileiro de GT. Vou atrás de ver o que teremos de mimos para uma promoçãozinha bacana na semana que vem.

Habemus box!

MOGI GUAÇU - E começam a ganhar forma os novos boxes do autódromo de Cascavel. O primeiro está pronto e sua execução servirá de base para os outros 35.

O ritmo das obras de reforma aumentou, como era de se esperar, e o trabalho já ocorre diuturnamente, como também já se previa.

Os trabalhos da construção dos boxes - que se dá com a aplicação de estruturas pré-fabricadas - e da pavimentação da nova pista estão bem mostrados nessa matéria da CATVE.

Na linha de chegada


MOGI GUAÇU - Está aí a imagem onboard do Caíto Vianna. São as três últimas voltas da primeira bateria na segunda etapa da Sprint Cup, domingo último em Interlagos.

Caíto, que também atende por Adolpho, inferniza a vida do Rodrigo Barone durante todo o tempo e ultrapassa na linha de chegada para vencer a corrida por cinco centésimos de segundo.

Sempre que vejo essas imagens onboard fico na frente do computador imitando o movimento do piloto. Mais alguém é maluco a tal ponto?

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Vitórias do Biberg


MOGI GUAÇU - A câmera onboard do carro número 380 mostra, nesse vídeo aí, a primeira volta do Guinho Biberg na segunda bateria da sexta etapa da Copa Marshal de Marcas & Pilotos. A corrida aconteceu domingo último, claro que em Interlagos, já que trata-se de um Campeonato Paulista.

Foi a primeira corrida do Guinho no Paulista. Ele formou dupla com Edo Diesel, seu primo, que veio da maranhense Balsas para a corrida. Edo fez a primeira bateria, abandonou com o cabo do acelerador quebrado, essas coisas bestas que acontecem nas corridas. Com o abandono, ficou em 36º no resultado geral da corrida, posição da qual o Guinho largou. Fez uma boa corrida, terminou em 13º e foi ao pódio em segundo em sua categoria, a Novatos. Foi o Edo quem entregou-lhe o troféu no pódio, como mostra a foto aí abaixo, que subtraí lá do site da Copa Marshal. O Cláudio Roscoe já havia contado a história no blog dele, também.

Hoje, enquanto enfrentava de táxi um congestionamento monstruoso entre Campinas e Mogi Guaçu, recebi por e-mail a informação de que o Guinho não era mais o segundo colocado na corrida. Houve uma punição. Mas não a ele. O Carlos Andreoni Filho, que na pista ganhou a corrida na Novatos, foi desclassificado por uma querela técnica. Eis que o Guinho, em sua estreia, é declarado vencedor da etapa.

Guinho Biberg não foi o primeiro piloto de Cascavel a participar de uma etapa do Paulista de Marcas. Puxando o retrospecto recente, dois pilotos de lá estiveram em Interlagos em uma das etapas do ano passado. Luís Fernando Pielak, o "Xuxo", foi um deles. Conseguiu o segundo lugar no quilométrico grid, posição que lhe foi confiscada por uma questão de protocolo. Não se apresentou para a pesagem obrigatória depois da tomada de tempos, se não me falha a memória. O outro foi o Wanderley Faust, que na verdade é de Nova Prata do Iguaçu, cidade vizinha à nossa. Cravou a volta mais rápida da corrida.

Fico particularmente feliz quando sujeitos como o Guinho, merecedor de extensa lista de predicados, se dão bem. Sei bem, ou pelo menos faço uma ideia, do que a atuação em Interlagos representou para ele. Tirou-lhe um peso das costas, para aplicar um clichê. Douglas, Rafael, Zé Sorbara, rapaziada que conheço bem, fizeram o bom trabalho que lhes é peculiar na preparação do carro. Têm mesmo é que comemorar, e se forem comemorar à moda cascavelense podem convidar que eu levo meu fardinho de cervejas.

Há uma brincadeira que fazemos lá na Fórmula Truck, dizemos que Cascavel vai dominar o mundo. Há uma penca de profissionais da cidade atuando em várias áreas lá. O Guinho comprou a ideia, talvez sem saber, e veio mostrar o cartão de visitas da cidade em Interlagos.

Brinca com o pessoal de Cascavel, brinca...