sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Títulos antecipados no GT?

SÃO PAULO - O Campeonato Brasileiro de GT pode, claro, ter seus campeões apontados já neste sábado. Poucos apostam que isso vá acontecer, mas a matemática permite as definições de títulos na corrida das 14h30 de amanhã, que vou narrar ao vivo aqui de Interlagos para a TV UOL, o Portal GT e o Total Race.

As contas dos títulos antecipados eu fiz agora, e produziram quase um quilo de rascunhos – o DataLuc atém-se aos sistemas antigos de projeções matemáticas, sempre mais confiáveis. Não cabe esmiuçar contas à audiência do blog – a classificação do campeonato está aqui, para quem quiser examinar números. Vale lembrar, talvez, que toda dupla terá de descartar, na soma final do campeonato, seu pior resultado na segunda metade da temporada, tal qual já foi feito depois das primeiras oito corridas.

Na categoria GT3, para que o campeonato seja definido neste sábado, os líderes Cléber Faria e Duda Rosa, parceiros na pilotagem do Mercedes-Benz SLS AMG da Cautex Racing aí da foto, precisam ganhar a corrida, sem que Cacá Bueno e Cláudio Dahruj, vice-líderes com o modelo Z4 do BMW Team Brasil, terminem em segundo. Cacá e Cláudio dominaram as duas sessões de treinos livres de hoje aqui em Interlagos. O segundo lugar também pode valer o título a Cléber e Duda, desde que a dupla da BMW não vá ao pódio, onde estarão os três primeiros colocados.

Pela GT4, a liderança é de Sérgio Laganá e Alan Hellmeister. Tal qual Faria e Rosa, eles chegam a Interlagos contabilizando três vitórias em 14 corridas. Uma vitória será suficiente para os pilotos do Aston Martin Vantage da equipe M2 Competições fazerem já no jantar de amanhã a festa do título.

Se terminarem em segundo, dependerão da vitória não ser de Leonardo Cordeiro e Vitor Genz, parceiros no M3 do BMW Team Brasil – Léo, que começou o ano correndo em dupla com William Starostik, está sozinho na vice-liderança. Qualquer colocação de Alan e Sérgio entre os 10 primeiros da GT4 será suficiente para acabar com as chances de título de Valter Rossete e Fábio Greco, pilotos da Maserati GT. Terminando entre os oito melhores amanhã, os líderes também tiram da briga William Freire e Duda Oliveira, seus companheiros de equipe, que competem com um Ferrari Challenge.

Na GT Premium, que contempla modelos menos recentes da categoria GT3, a disputa pelo título está restrita a duas duplas. Só há uma possibilidade de definição antecipada do título: a Ferrari F430 dos vice-líderes Raijan Mascarello e Felipe Tozzo não concluír 75% da distância do carro vencedor – o que deixaria a dupla sem pontos na etapa –, desde que os líderes gaúchos Carlos Kray e Andersom Toso levem o Lamborghini LP 520 da CKR Racing pelo menos ao segundo lugar.

As combinações de resultados projetadas aqui garantem às duplas líderes de suas categorias os pontos necessários para a conquista antecipada do título. Contudo, oficialmente, nenhuma delas será proclamada campeã amanhã. Há sempre o risco de uma desclassificada da corrida de domingo por querelas técnicas ou desportivas. Neste caso, os desclassificados não poderiam aplicar a etapa final no descarte obrigatório de resultado, o que mudaria toda a matemática do campeonato.

Querem meu palpite? Os números só vão revelar campeões no domingo, na corrida que vai começar ao meio-dia, com transmissão ao vivo da Rede TV!.

0 comentários: