sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Especial: uma nova indústria

Depoimento de Juraci Massoni, presidente do Automóvel Clube de Cascavel

A volta da Stock Car a Cascavel depois de 20 anos é nada menos que a realização de um sonho. É a concretização de um desejo de todos os amantes do esporte, que se tornou possível graças ao empenho do Município.

É líquido e certo que a renovação do nosso autódromo vai dar um impulso muito grande para o automobilismo de Cascavel e de todo o estado do Paraná. Muitos pilotos que já estavam inativos vão voltar a competir, e muitos que jamais imaginaram um dia estar dentro de uma pista estão manifestando interesse em tomar parte do nosso automobilismo. Os frutos já estão sendo colhidos.

Isso tudo sem contar a enorme divulgação da cidade de Cascavel para o Brasil e para o mundo. Com isso, não é só o automobilismo que tem um impulso. É um impulso para a cidade, como um todo, para o empresariado cascavelense, para toda a rede hoteleira, os supermercados, os bares, os restaurantes, os postos de combustíveis. São muitos, bem mais do que as pessoas conseguem imaginar, os empregos diretos criados, os postos de trabalho necessários à realização de um grande evento. E, logo após o renascimento do autódromo, os três maiores eventos do automobilismo brasileiro vêm a Cascavel comprovar que o investimento feito foi correto. Já tivemos a Fórmula Truck, agora é a vez da Stock Car, no mês que vem o Brasileiro de GT. São milhões de reais deixados na economia local. Criou-se uma nova indústria para Cascavel.

Na verdade, não é uma indústria criada, mas uma indústria resgatada, e que agora vem com o impulso do autódromo que está entre os três mais bem estruturados do Brasil. Cascavel está de volta ao cenário nacional do automobilismo por muitos anos, com uma estrutura que vai seguir atual por pelo menos uma década. É claro que ainda faltam alguns pontos do projeto, como a nova torre de controle, e a conclusão do projeto vai acontecer já a partir do fim de 2012.

Nós esperamos que no ano que vem Cascavel esteja com todas as categorias de nível nacional do automobilismo. Com certeza vai estar. Se considerarmos de março a dezembro, teremos uma média mensal de um evento e meio ou dois eventos no autódromo, e nessa conta incluo competições nacionais, estaduais e regionais. É um movimento gigantesco para a cidade, fruto da visão de futuro que o Município mostrou com a revitalização do autódromo.


LEIA TAMBÉM:

Stock Car na era dos pontos corridos

Copa Montana em momento delicado

Depoimento: de volta a Cascavel

Giombelli lidera títulos cascavelenses

Da Fórmula 1 para a Stock Car

Uma história de mais de três décadas

Para Pachenki, da casa, pista é novidade

Bassani Racing, 'em cima da hora'

Gêmeos quase no quintal de casa

Muffato tenta controlar ansiedade

0 comentários: