sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Especial: gêmeos quase no quintal de casa

Depois de vinte anos, a Stock Car volta a Cascavel. O Autódromo Internacional de Cascavel - Zilmar Beux, que recentemente foi reinaugurado, receberá as 32 feras do grid da melhor categoria de carros de turismo do país. Além da expectativa de os motores voltarem a roncar depois de duas décadas, a corrida no Oeste do Paraná, que será disputada em 16 de setembro, será especial para uma dupla de pilotos. Os irmãos gêmeos e companheiros na equipe Prati-Donaduzzi, Rodrigo e Ricardo Sperafico, irão competir praticamente em casa.

Há 33 anos, os dois Sperafico nasceram em Toledo, cidade vizinha a 40 quilômetros do autódromo de Cascavel. Em 1992, ano da última prova da Stock Car em Cascavel, Ricardo e Rodrigo estavam dando suas primeiras aceleradas no kart.

Criados no automobilismo naquela localidade, os irmãos Sperafico sentirão pela primeira vez a emoção de competir de Stock Car no circuito cascavelense. Porém, Rodrigo e Ricardo já competiram no Autódromo de Cascavel. Em 1998 e 1999, os dois pilotos disputaram provas da Fórmula 3 Sul-americana.

“Será uma grande alegria, tanto para mim, quanto para meu irmão, podermos voltar a competir em Cascavel. O autódromo ficou bem moderno após a grande reforma. Hoje, sem dúvida, é um dos melhores do país”, afirmou Rodrigo. “Cascavel é uma das pistas mais tradicionais do Brasil. Esta reforma colocará o circuito de volta ao cenário das grandes competições brasileiras”, sentenciou Ricardo.

No automobilismo, é natural que alguns pilotos se identifiquem com determinadas pistas. Como se criaram no esporte a motor em Cascavel, os irmãos Sperafico já elegeram o circuito cascavelense como aquele em que o coração pulsa mais forte. “Estamos animados e confiamos que a equipe Prati-Donaduzzi fará um trabalho fantástico para sermos competitivos em nosso quintal”, disse Rodrigo.

SEMPRE PARECIDOS
Rodrigo Sperafico foi vice-campeão brasileiro da Stock Car em 2007, quando conquistou duas vitórias, nas etapas de Tarumã e de Curitiba. Também é dono de três pole-positions, mesmo número acumulado pelo irmão Ricardo.

As carreiras dos gêmeos seguiram passos idênticos até fins dos anos 90. No kart, na Fórmula Ford europeia ou na Fórmula 3 sul-americana, sempre correram como companheiros de equipe. A partir da internacionalização da carreira, os caminhos foram bifurcados. Rodrigo passou pela Fórmula 3000 italiana e pela Fórmula 3000 internacional – nesta categoria, foi o vencedor da histórica etapa brasileira de 2000, pela equipe Durango.

Ricardo abriu no ano 2000 a sequência de quatro títulos consecutivos para o Brasil na Fórmula 3000 italiana, categoria que teria Felipe Massa, Jaime Melo e Augusto Farfus como campeões nos anos seguintes. Depois de fazer testes pela Williams na Fórmula 1, Ricardo competiu na Fórmula Mundial.

E no que depender da torcida e dos admiradores da Stock Car, os pilotos da equipe Prati-Donaduzzi já têm uma dobradinha garantida em Salvador. Uma votação realizada pelo site Globoesporte.com apontou os carros da equipe como os mais bonitos da categoria em 2012. O de Rodrigo Sperafico venceu pela preferência 38% dos internautas que votaram, enquanto seu irmão gêmeo, Ricardo, teve o carro votado por 9% do total.




LEIA TAMBÉM:

Stock Car na era dos pontos corridos

Copa Montana em momento delicado

Depoimento: de volta a Cascavel

Giombelli lidera títulos cascavelenses

Da Fórmula 1 para a Stock Car

Uma história de mais de três décadas

Para Pachenki, da casa, pista é novidade

Bassani Racing, 'em cima da hora'

Depoimento: uma nova indústria

Muffato tenta controlar ansiedade

0 comentários: