sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Especial: de volta a Cascavel

Depoimento de Carlos Col, membro do Conselho da Vicar
O automobilismo brasileiro cresceu muito nos últimos dez anos, mas praticamente não houve evolução nos autódromos do País, o que acaba por se constituir num gargalo de infraestrutura para a continuidade do desenvolvimento do esporte a motor. A principal preocupação tem sido a segurança dos pilotos, no entanto, instalações para receber equipes, público e imprensa completam a lista das necessidades prementes em nossos autódromos.

A melhor notícia dos últimos anos foi a inauguração do Velopark. Embora seu traçado não seja o definitivo - ainda um pouco curto -, as condições de segurança são adequadas e as instalações para receber equipes e público são muito boas. Não podemos almejar popularizar o esporte sem nos preocuparmos com o conforto dos fãs. Fácil acesso, estacionamento, praça de alimentação e bons sanitários são pontos essenciais para bem receber aqueles que, em última instância, são os principais “clientes”. Vamos lembrar que o automobilismo é financiado pelos patrocinadores, que investem porque querem levar suas marcas para junto dos consumidores que gostam do esporte.

A reforma do autódromo de Cascavel é muito bem vinda neste momento. Mais ou menos em julho de 2011 recebi na Vicar a visita do prefeito Edgar Bueno, que levou uma planta onde apontava as obras que gostaria de fazer no autódromo para readequá-lo para voltar a receber competições nacionais. Ele me pediu sugestões e apoio para sua iniciativa e, prontamente, me coloquei à disposição para o que fosse necessário. Desde então tenho buscado ajudar a encontrar soluções para as questões prioritárias: segurança para os pilotos, instalações adequadas para as equipes e público.

A natural burocracia de uma prefeitura para fazer uma obra deste porte é um fator conhecido e acabou por atrasar o seu início. Mas a determinação demonstrada pelo prefeito Edgar Bueno e toda sua equipe foi algo inacreditável. Digo isto porque eu mesmo custei a acreditar que a obra ficaria pronta a tempo de o autódromo ser utilizado ainda em 2012. Ele insistia constantemente comigo para marcar um evento da Stock Car em setembro, mas eu acompanhei pessoalmente a obra e, embora presenciasse o ritmo frenético, não me sentia confortável para tomar a decisão em virtude da alta responsabilidade envolvida.

Certo dia, visitando mais uma vez o andamento da obra, apontei ao prefeito o que eu considerava necessário ser feito adicionalmente para poder levar a Stock Car para a cidade, conforme ele pedia. Mediante sua promessa de atender as minhas solicitações a tempo e levando em conta que ele até aquele momento fazia por merecer a minha confiança, resolvi convocar no dia seguinte uma coletiva de imprensa. Em meio à obra dos boxes, anunciei a confirmação do evento para 16 de setembro, sem mesmo ter dado antes a notícia ao prefeito.

Depois desta decisão a Vicar decidiu levar também suas outras categorias, Copa Montana e Mini Challenge, uma vez que as novas instalações de box são muito boas e existe espaço para acomodar todas as equipes. A expectativa do público local é grande e devo dizer que de pilotos e equipes também. Voltar a Cascavel após muitos anos é fator de alegria para a comunidade automobilística brasileira.


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