sábado, 4 de agosto de 2012

Uma cidade, uma paixão

RIO - Ê, Rio de Janeiro, não pra segurar a barra então eu voltei, se bem que os olhos lindos em questão ficaram lá em Cascavel.

Vi esse material há muito tempo, ainda nos anos de faculdade – me formei jornalista depois dos 30, sou uma aberração até em termos acadêmicos. “Uma cidade, uma paixão”, contando a história do autódromo e do automobilismo de Cascavel. Fui rever o resultado do trabalho agora cedo, link indicado pelo Flavio Gomes no blog dele. É bacana ver depoimentos como os de Zilmar Beux, que hoje dá nome ao autódromo. Zilmar morreu há quase sete anos, poucos dias depois de gravar sua participação no documentário.

Quem produziu e apresentou o material no “Globo Comunidade” lá no Paraná foi o Luiz Sonda, sujeito que tive o prazer de ter como professor na trajetória do diploma, era um dos que sabiam o que estavam nos falando e ensinando. O Odilon Araújo, que não aparece há tempos, foi braço-direito do Sonda na produção, em 2005.

Bom, também, ver e ouvir os amigos que já foram para o parque fechado, como o Delci Damian e o Saul Caús.

Reservem aí uns 15 ou 20 minutos para a história das corridas lá, porque vale a pena. A primeira parte do material, com quase seis minutos, traz o automobilismo cascavelense dos anos 60 e início dos anos 70.


Na segunda parte do material, que tem pouco mais de nove minutos, a inauguração do autódromo, o ambiente dos anos 70, a história corrida de Kombi, o acidente fatal na corrida de caminhões de 25 anos atrás, os primeiros momentos da história da Fórmula Truck, as corridas de mulheres – a Juli, dona dos olhos lindos, acabou participando de uma das últimas corridas de mulheres em Cascavel, em 2006, largou em sétimo e terminou em terceiro. Até o Clóvis, meu sócio, aparece dando depoimentos...


Tem mais coisa legal nos seis minutos da terceira e úlima parte, como a volta de Nelson Piquet às pistas depois do acidente em Indianápolis, os cascavelenses campeões da Stock Car, o Bacião... Ah, o Bacião. É a curva que faz do nosso autódromo o melhor autódromo do mundo.


Muita coisa mostrada como sonho nesse material, como a readequação do local e a volta das grandes competições do automobilismo, já virou realidade. O panorama de hoje mereceria a atenção do professor Sonda de novo, não?

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande Luc!!!! É o Sonda, aqui. O autódromo ficou muito bom! Na semana passada fiz uma produção lá, com o Miguel Beux. Bem mais simples, mas ficou bacana tb! Abs! http://www.youtube.com/watch?v=agx4wxBwkDw&feature=player_embedded

Cleber Fonseca disse...

No segundo vídeo, aos 2min 15 seg, conta a história do meu Pai, Jeferson Fonseca, infelizmente uma triste parte de minha vida.