quinta-feira, 19 de julho de 2012

Manhãs de setembro

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - A conversa não era comigo, mas não sou surdo e acabei escutando.

Foi no dia 4 de fevereiro, quando o prefeito Edgar Bueno reuniu centenas de pessoas no autódromo de Cascavel, entre elas pilotos e dirigentes importantes, para anunciar que a partir daquele dia a coisa iria, que Cascavel voltaria ao cenário do automobilismo, aquilo tudo. Foi evento de dia inteiro, costelões assados ao fogo de chão como manda a tradição de lá, cumprimentos, tapinhas nas costas, esperanças e dúvidas, muitas dúvidas.

Entre um aperto de mão e outro, ouvi um amigo dizer a um rapaz que não conheço que seria em setembro, que entraria para a história. Quem entra para a história em setembro além de Dom Pedro e Osama Bin Laden?, eu quis saber. Não era quem. Era o quê. O amigo pediu duvidoso sigilo, mas falou sem papas na língua que tratava-se de uma etapa da Stock Car no autódromo de Cascavel. E que o setembro em questão seria o próximo.

Carlos Col esteve na churrascada daquele dia. Bati um papo com ele, inclusive. Não incluí na edição para o blog a questão sobre a viabilidade de inclusão de Cascavel no calendário de 2012, que me fora revelada instantes antes, porque a resposta que deu, não lembro exatamente qual foi, era um despiste total.

Desde o início das obras no autódromo, e as principais começaram qualquer coisa em torno de dois meses atrás, Col esteve em Cascavel três ou quatro vezes. Na última, uma visita que ainda nem deve ter terminado, mandou chamar a imprensa no autódromo, expôs algumas considerações e anunciou, duas horas atrás, que a oitava etapa da Stock Car está transferida para Cascavel.

O motivo alegado para a mudança, que ouvi do meu amigo naquela churrascada de fevereiro e só expus aqui no blog na semana passada, foi mesmo o fuso horário de Campo Grande, que teria implicações na transmissão ao vivo pela Rede Globo - a capital de Mato Grosso do Sul constava até hoje como sede da corrida de 16 de setembro.

Para a maioria, como já devo ter dito dias atrás, apenas a missão de mudar as reservas de hotel e passagens. Para Cascavel, é um momento de festa. Festa que pode rolar ao som de "Manhãs de setembro", trilha sonora que meu amigo sugeriu cinco meses atrás.

0 comentários: