sexta-feira, 11 de maio de 2012

Propriedades do asfalto

CASCAVEL - Asfaltamento está entre os zilhões de assuntos sobre os quais não entendo patavinas. Mais fácil seria contar aqueles que compreendo de alguma forma, que meu amigo Sérgio Rodrigues contabilizaria nos dedos de uma mão.

Enfim, tratei há pouco da questão da reforma do autódromo de Cascavel e, durante a preparação do texto postado, pus-me em dúvida sobre a viabilidade de haver caminhões na pista, no caso os da Fórmula Truck, poucos dias depois da conclusão de um trabalho.

E, na dúvida, o melhor é perguntar. Vasculhando na internet, localizei os contatos do professor Bruno Almeida de Castro, que gerencia a empresa mineira Pattrol, especializada em pavimentação e traçados. E a ele recorri.

As explicações do professor Bruno , para minha própria surpresa, corroboram o que me disse o prefeito Edgar Bueno. “Não há tempo de cura para concreto betuminoso, o mais popular ‘asfalto’”, atestou.

A Pattrol, que tem sua sede em Belo Horizonte, nada tem a ver com as obras no autódromo cascavelense. “Acredito que, em um autódromo, devem estar aplicando CBQU”, arriscou o professor Bruno, na sigla que identifica o concreto betuminoso usinado a quente. “Ele usa o CAP (cimento asfáltico de petróleo) como ligante para assegurar a ‘integridade’ da massa asfáltica”, dissertou. Esse material tem aplicação a temperaturas que variam, em escala decrescente, de 165 a entre 115 e 120 graus centígrados. “Abaixo dessa temperatura, a massa se torna estável e não necessita de tempo de cura”, continuou.

O principal parâmetro para se mensurar a qualidade de uma massa asfáltica aplicada, segundo a aula do professor Bruno, é a análise do grau de compactação. “O grau de compactação ideal é de 98% em relação à referência estabelecida pelo Ensaio Marshall de dosagem da mistura”, antecipou, citando o que equivaleria, em termos leigos, ao projeto da massa asfáltica. E a qualidade da massa?, perguntei. “Se seu interesse for esse, questione o projeto da mistura ou massa asfáltica e o grau de compactação obtido pelo ensaio de testemunhos extraídos da pista”, orientou, indicando o caminho das pedras – o trocadilho chulo é por minha conta.

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