segunda-feira, 12 de março de 2012

Pilotoons

SÃO PAULO - Dia de gala para o Bruno Mantovani, um daqueles vários parceiros do mundo virtual com quem tenho o compromisso de dividir uma cervejada.

O Bruno é designer lá de Serra Negra, cidade do chamado Circuito das Águas. Em 2005 ele criou os Pilotoons, série de cartoons em que satiriza situações do automobilismo. Conheci o trabalho dele através do vínculo com o Grande Prêmio.

Os Pilotoons, dignos da inicial maiúscula, ganharam a simpatia do público que consome automobilismo na internet, e não só no Brasil. Já rolou até plágio num país que não lembro qual foi. Além das situações bem sacadas que reproduz em seus cartoons digitais, o Bruno já produziu sob encomenda versões caricatas de veículos de competição de centenas de pilotos. Só pra ilustrar, aí abaixo, o Passat do Rogério Tranjan na Classic Cup paulista – o apelido dele, do carro, tem rendido debates acalorados nas redes – e o Fórmula Truck do Danilo Dirani.










O Bruno costuma definir sua criação como “desenhos dos olhinhos marcantes”. Os olhinhos marcantes continuam na definição, que não vale mais só para desenhos: Pilotoons, a partir de agora, vão para as prateleiras de lojas de brinquedos. Quatro modelos foram lançados pela indústria Fávero e começam a chegar hoje às casas do ramo.

Cada modelo mede cerca de 14 cm e custa R$ 19,90, mais eventual custo com frete para entrega – a compra pode ser feita pelo site do Bruno, também. Até um comercial ele preparou para circular pela internet, que, exceção à locução, ficou muito bem feitinho. Pra economizar no cachê, inclusive, escalou o filho Enzo como garoto-propaganda.


Uma ideia que virou brinquedo. Deve ser legal ter uma história como essa pra contar, sobretudo depois de quase um ano debruçado sobre o projeto. Como até hoje não fiz nada tão digno de nota, vou me limitar a contar pro Luc Jr. que tenho um amigo que projetou uma coleção de brinquedos.

0 comentários: