domingo, 13 de novembro de 2011

Novinho em folha









Não foi coisa pouca o incêndio que tirou Matheus Stumpf da corrida de ontem do Itaipava GT Brasil. A imagem, de quando faltavam duas voltas para o fim da corrida, impressionou. Percebendo o problema, o piloto gaúcho atirou o carro para uma área de escape e, antes mesmo que parasse, já havia soltado o cinto de segurança e aberto a porta. E já tentava, com toda a falta de pose que a situação sugeria, sair o quanto antes daquele cockpit.

Um problema como esse tem implicações extras. Sobretudo quando acomete a dupla líder do campeonato, em que Matheus tem Valdeno Brito como parceiro - o paraibano, enquanto acompanhava o infortúnio pela TV, era a pura imagem da desolação. Uma hora depois da corrida, o clima lá no box da BMG-Ford já era bem mais ameno.

Descontraídos, Valdeno e Matheus confirmavam presença na prova de daqui a pouco, para a qual conquistaram a pole-position - na de ontem, haviam largado em oitavo e estavam em sétimo quando o vazamento de óleo, decorrente de uma quebra no motor, pôs o carro entre chamas.

As fotos do acidente, cabe nota, foram feitas pelo Fernando Nunes, que postou algumas mais lá no Flickr.

Cheguei ao autódromo agora há pouco e passei lá no box. O carro está novinho em folha. O trabalho para reconstruí-lo foi até as três e meia da manhã. Não houve necessidade de reposição de nenhuma peça da carenagem. O motor foi trocado e, segundo me contou um dos mecânicos do time, a nova unidade já estava na carreta da BMG-Ford aqui no autódromo. Ninguém teve de ir à Argentina buscá-lo, pois.

E aí está o Ford GT, prontinho para mais um combate. A corrida, como sempre, vai começar às 12h30, com transmissão ao vivo da Band. Eu narro ao lado do Tiago Mendonça e do convidado especial, bem especial, Roberto Pupo Moreno. O abandono de ontem fez cair a sete pontos a vantagem de Matheus e Valdeno sobre Xandy e Xandinho Negrão, pai e filho, que terminaram a prova de ontem em sexto depois de uma punição quando eram vice-líderes. A vitória, a título de registro, foi do Mercedes-Benz estreante de Paulo Bonifácio e Sérgio Jimenez. Com a corrida de hoje e mais as duas do mês que vem em Interlagos, há 60 pontos em jogo.

Como diria o Cláudio Stringari, vice-campeão brasileiro de trocadilhos, o campeonato pegou fogo.

0 comentários: