sábado, 18 de dezembro de 2010

Fim de temporada em Cascavel


Juraci Massoni, os campeões Cleves Formentão, Luis Rosa e Jair Peasson e Miguel Beux, na premiação de ontem à noite na Box 3

O Waltinho Lima cedeu o endereço da Box 3, sua revenda de automóveis seminovos no centro de Cascavel, para que o Automóvel Clube da cidade fizesse na noite de ontem a premiação aos melhores do Metropolitano de Marcas & Pilotos de 2010. O campeonato terminou há menos de um mês. Cleves André Formentão, na categoria A, Jair Peasson, na N, e Luis Rosa, na L, levantaram os troféus pelos títulos e suas classes. A lista completa dos melhores está aqui, no site Cascavel News, do colega Luiz Aparecido.

Como é praxe, foi uma noite para que histórias fossem contadas. Formentão, por exemplo, acabou informalmente sabatinado sobre sua trajetória na categoria, que começou em 2002, depois de alguns anos de atuação em competições de arrancada. Desde o carro que destacava o layout cor-de-rosa e amarelo-limão (isso são cores?) até o título deste ano com o Gol da equipe Lagarto, sempre um trabalho quase artesanal e de poucos recursos.

Está de bem com a vida, o Cleves. Que passou por maus bocados quando a doença dos filhos Guilherme e Gabriel o fez colocar alguns valores em questão. Há poucos anos, o "patrocínio" que se lia nas laterais de seu carro de corrida era "Jesus, obrigado por ter curado meus filhos". E estavam lá os dois, também, sorrindo de orelha a orelha com o pai campeão. Soube tardiamente, até, que Cleves e Suzane preparam mais uma cartada - devem inaugurar na segunda-feira a Sala Deccor, loja de artigos para decoração. "É um peitaço que a gente resolveu dar", disse-me o Cleves.

Não foi um campeonato fácil. Historicamente, em Cascavel tem sido assim e imagino que noutros rincões do Brasil o panorama não seja tão diferente, os eventos da categoria dão prejuízo aos promotores. O último do ano, inclusive, teve peso dobrado na pontuação para que se atingisse o número de eventos previstos no calendário - com o que todos, aparentemente, concordaram. O Automóvel Clube, hoje capitaneado por Miguel Beux e Juraci Massoni, tem tirado leite de pedra há muito tempo para manter ativa a única categoria de automobilismo que dá, por ora, algum sentido à existência de um autódromo aqui.

Regado aos beliscos e aperitivos de sempre, este último encontro do ano da rapaziada do Marcas & Pilotos foi, claro, minha oportunidade de rever vários amigos depois de muito tempo, eu que acabei perdendo o contato com a categoria onde comecei a aprender a narrar corridas. Ainda estou aprendendo, agora noutra freguesia. Foi, também, a oportunidade de conferir nos olhares de toda aquela gente uma certa incredulidade com relação aos rumos a que o autódromo de Cascavel será submetido a partir do ano que vem.

Volto a esse assunto já, já.


Osmar "Lagarto" Sorbara foi o preparador campeão do grupo A, com Formentão, enquanto Leandro Ribeiro foi quem respondeu pelos carros de Rosa e Peasson. Os dois também receberam seus troféus de Massoni e Beux

0 comentários: