sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Interlagos, a pista antiga

Uma das coisas que acho mais legais quando venho a Interlagos é curtir o traçado antigo, aquele de quase 8 km, que não conheci em sua vida.

Via de regra, levo meus cigarros e latinhas de refrigerante para a antiga curva Um, aquela que teria sido feita de pé cravado ou por Jacky Ickx, ou por Jean-Pierre Jarier, ou por Ronnie Peterson, ou por François Cevert, depende muito de qual versão da lenda você toma como referência. Puta trecho inclinado, fico imaginando o que os loucos dos anos 70 faziam ali.

Hoje, por conta da distribuição de espaços em Interlagos, habito a antiga subida dos boxes, onde estão montados os boxes do Porsche GT3. A sala de imprensa da categoria, que invadi para montar meu modesto QG, ocupa exatamente o trecho entre as curvas Quatro e Junção do traçado antigo - ou, para simplificar, a pequena reta que formava o anel externo da pista que sobreviveu até 20 anos atrás.

Agora há pouco, fui envenenar os pulmões lá na antiga curva Três, ao final do antigo Retão - a que aparece no canto superior direito da foto acima, ou esta da disputa na foto ao lado, que tem Ronnie Peterson puxando a fila com a Lotus. Também tem uma inclinação medonha.

Tomo licença para carregar no uso de "antigo" e "antiga", sem medo. Afinal, a pista que me encanta, aqui, é a antiga. Foi pena terem demolido o Sargento.

(Atualizado às 14h27)
Eis aqui, sob indicação de Du Cardim, um blog acerca de um movimento liderado pelos ex-pilotos Bob Sharp e Chiquinho Lameirão pela restauração de algo próximo do traçado antigo de Interlagos.

0 comentários: